12 de setembro de 2013 · 21:27

COMPARTILHE


REDES

RSS

De Olho na Cidade

Turismo e 23 anos do CDC serão os destaques do Programa

Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Wainer Teixeira, irá ao 'De Olho na Cidade'
Reprodução

Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Wainer Teixeira, irá ao 'De Olho na Cidade'

Elaborar um calendário de eventos para as quatro Estações do ano, de forma a levar público para a praia do Farol de São Tomé o ano todo. Esta é a principal recomendação da prefeita Rosinha Garotinho para a recém-criada Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em relação à praia campista. A informação foi passada na tarde deste sábado (24)  pelo secretário da pasta, Wainer Teixeira de Castro, durante reunião com comerciantes do segmento de alimentação no Quiosque do Meio Ambiente, na  Orla da Praia do Farol. A programação faz parte do Projeto Farol de Todas as Estações, desenvolvido pela Prefeitura de Campos.

Durante a reunião, o secretário apresentou a proposta da realização do Festival de Petiscos e, em conformidade com os donos de hotéis, pousadas, restaurantes e lanchonetes, ficaram alinhavados os primeiros passos para a realização do evento, que contará com estrutura instalada pela Prefeitura para a realização do evento nos dias 27, 28 e 29 de setembro. A exposição e comercialização dos variados pratos de cada comerciante será feita em boxes padronizados numa grande Tenda que será instalada na Orla da Praia.
 
Para aprimorar a arte da culinária e auxiliar os comerciantes do ramo de alimentos a aprimorar seus pratos já tradicionais, e criar um Polo Gastronômico no Farol de São Tomé, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vai trazer a praia campista mestres da Culinária como Olivier e Aragão.

- Eu conheci o prato da casa Restaurante Peixe Frito e constatei que a cebola frita sem gordura é mesmo um interessante diferencial; provei e concordo que a tradicional Pururuca do Lelei e a tradicional muqueca da Dona Xepa são realmente petiscos que, como outros, com os devidos toques, como detalhes na fachada e padronização de toalhas, por exemplo, podem somar para termos no Farol um Pólo Gastronômico que poderá gerar mais renda para os comerciantes, mais emprego e isso é gerar desenvolvimento”, disse Wainer Teixeira.

Nova reunião dia 27 - Ficou agendada nova reunião com os comerciantes para a próxima terça-feira (27), a partir das 17 horas. Nesta segunda reunião, serão definidos quantos pratos por estabelecimento e os respectivos valores para a comercialização durante o Festival de Petiscos. “A Prefeita Rosinha pediu para estabelecermos uma política de eventos para as quatro estações do ano, porque ela quer que os comerciantes tenham público para o ano todo. E é neste propósito que vamos realizar o Festival de Petiscos, de forma planejada e definida em conjunto com os comerciantes do Farol. Além disso, outras ações serão realizadas na praia pela prefeitura para melhorar o ambiente da praia, com ampliação e aprimoramento dos serviços da Guarda Municipal; serviços de informações turísticas e de comunicação social; da Postura Municipal; sinalização, dentre outras melhorias que vão contribuir para tornar a Praia de Campos muito mais atrativa”, detalhou o secretário Wainer Teixeira de Castro.

- Estou trocando a cidade do Rio de Janeiro pela praia do Farol de São Tomé, onde pretendo curtir a aposentadoria. Minha esposa é daqui e como tínhamos um restaurante com especialidade em pratos de frutos do mar, decidimos arrendar o antigo Tonga da Mironga e instalar um restaurante com esta especialidade. Recebemos o convite para esta reunião e creio que chega em boa hora, porque a praia tem muito potencial para o comércio funcionar o ano todo. Entendo que esta iniciativa da Prefeitura vem em boa hora e certamente será muito bom para os comerciantes que esperavam um incentivo para atrair público para cá também fora da temporada de verão”, declarou o comerciante Luiz Carlos Teixeira Dutra.
**************************************************

As 7 Maravilhas Gastronômicas do Rio: chuvisco de Campos na final

O Chuvisco de Campos aparece como um dos finalistas do concurso As 7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro, promovido pelo Governo do Estado do Rio através do site www.projetomaravilhas.com.br, que já está online e arrecadando os votos  de quem acessa o portal. O principal objetivo do concurso é revelar e desvendar tudo que há de belo e também de gostoso no Rio, fazendo um mapa da culinária fluminense. Para isso, há uma variedade de pratos doces e salgados que representam a origem e a identidade cultural da população e o chuvisco figura na categoria de doces & sobremesas.

O site explica que o Estado do Rio de Janeiro, além de ser mundialmente conhecido pela sua beleza, história, cultura e hospitalidade, também, surpreende pela riqueza e variedade gastronômica, espalhadas em 92 municípios e as tradições culinárias de uma região representam sabores, saberes e técnicas que dizem respeito à identidade e, portanto, para se conhecer uma cidade, a cozinha é o ponto de partida para capturar a essência do lugar.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo, Wainer Teixeira, demonstrou alegria com a indicação e disse ser este um ótimo momento para que o campista seja bairrista e demonstre todo seu amor e orgulho por sua cidade. “Nós temos o chuvisco como um cartão postal, uma tradição e uma forte identidade da nossa cidade em qualquer lugar que vamos e precisamos reconhecer e valorizar isso”, enfatizou.

Wainer ainda destacou que, quem acessar o site, deve observar que antes da votação no chuvisco, que está na categoria doces & sobremesas deverá obrigatoriamente votar nas categorias que a precedem senão o voto não será computado. Nos próximos dias, será lançada uma campanha solicitando aos campistas que participem da votação para que o chuvisco de Campos conste como uma das 7 Maravilhas Gastronômicas do estado do Rio.

Clique aqui para votação no concurso:

http://www.projetomaravilhas.com.br/
**************************************************

Realizada consulta pública da APA da Serra de Itaóca

A Secretaria de Meio Ambiente realizou neste sábado (31), na Escola Municipal Antônia Lopes, em Pernambuca, a consulta pública, que teve como finalidade apresentar a proposta de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Itaóca. Moradores e representantes do governo municipal, da sociedade civil organizada e das instituições públicas municipais, estadual e federal discutiram os benefícios com a implantação da unidade de conservação. O secretário, Zacarias Albuquerque, avaliou a consulta pública como positiva. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wainer Teixeira, também participou.

- A comunidade local participou, bem como outras instituições representativas no universo acadêmico, técnico e esportivo. Conseguimos atingir o objetivo, que era levar as informações e debater a nossa proposta de criação da APA. Vamos continuar avançando para que todas as etapas sejam implementadas, como a obra da estrutura física e administrativa da APA, criação do conselho consultivo, com representação da comunidade ao entorno, de proprietários rurais, do setor minerário, governo e de esportes, onde vão debater questões importantes na consolidação da APA do Itaóca - disse.

Segundo o instrutor de Parapente, Augusto Machado Macedo, a APA da Serra do Itaóca será bastante importante para ordenar as atividades esportivas. “Sendo assim, o público vai chegando mais para perto e dando respaldo para que possamos desenvolver atividades com segurança e viabilizando o acesso das pessoas, sem falar no turismo que será fomentado e na conservação do meio ambiente”, revelou.

O presidente da Associação de Moradores de Pernambuca, Pedro Custódio da Conceição, classificou a consulta como ótima. “Acredito que com a APA, as comunidades vizinhas serão mais valorizadas e vistas com bons olhos, principalmente pelos turistas”, comentou.

O engenheiro ambiental, Roger Rangel Continental, informou que a Serra do Itaóca é um dos últimos remanescentes bioma de Mata Atlântica no município. Ele falou sobre os atributos turísticos com a criação da Serra do Itaóca, que proporciona uma bela vista da planície goitacá, Lagoa de Cima, parte da Lagoa Feia e da cidade de Campos, como também a prática rapel, escalada, vôo livre, entre outras modalidades esportivas.

De acordo com o engenheiro, um dos princípios norteados com a criação da APA é o desenvolvimento sustentável social, ambiental e de viabilidade econômica, que promovam crescimento econômico com impactos positivos em termos sociais e ambientais.
************************************

Procon comemora 23 anos do CDC oferecendo serviços

A Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) está comemorando nesta quarta-feira (11), os 23 anos do Código de Defesa do Consumidor, com a realização de atendimentos externos, numa tenda montada na Praça São Salvador, em parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

As ações prosseguem nesta quarta-feira e na quinta-feira (12), das 9h às 17h. A população poderá buscar orientações no local. Basta levar os documentos tradicionais, como CPF e carteira de identidade. O Procon está realizando vários atendimentos de fiscalização e orientação aos consumidores.

 A CDL-Campos está com sua equipe realizando consulta ao SPC e à Serasa e encaminhando a população para a sua sede, para a emissão da certidão negativa de débito gratuita. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal também está realizando atendimento. O presidente da Comissão, Alexandre Tadeu, esteve presente na ação.

 - Estou muito satisfeita com este atendimento. Eu estava sendo vítima de um golpe e meu nome estava negativado sem eu ter culpa. Com esta ação consegui solucionar o meu problema e pedir orientação sobre outras questões do meu trabalho - afirmou a comerciante Márcia Valéria Pinto.

O Procon lançou nesta quarta-feira, a Cartilha do Comércio Eletrônico, que é o terceiro assunto com mais índices de reclamações no Procon-Campos. Na cartilha podem ser observados o direto de arrependimento, o cumprimento da obrigação contratada, garantias, entre outros. Palestras

– Nesta quinta-feira (12), O Procon realiza a palestra será sobre “Como entrar no Mercado de Consumo”, às 14h, para os alunos da Escola Municipal Lions II, no Parque São Jorge.
----------------------------------------------

ESPELHO DO PROGRAMA DESTA SEXTA-FEIRA (13/09/2013)

Programa De Olho na Cidade, de segunda à sexta, ao vivo, das 7h às 9h, na TV Litoral (www.tvlitoral.com.br)
http://www.tvlitoral.com.br/assistaaovivo/

Publicidade

Ururau

Ururau © Copyright 2008 - 2017
Criado em Novembro/2008 • Novo Site 01 de Janeiro/2013
Contato: (22)9988-24858 / (22)2722-2468
Contato Redação: ururau@ururau.com.br • Contato Comercial: comercial@ururau.com.br
Fale conosco, clique aqui!

Buscas

ByChucas.com