23 de setembro de 2013 · 19:41

COMPARTILHE


REDES

RSS

De Olho na Cidade

7ª Primavera dos Museus começa nesta terça-feira em Campos

Evento começa nesta terça-feira (23) e prossegue atém quinta-feira
Divulgação

Evento começa nesta terça-feira (23) e prossegue atém quinta-feira

O Museu Histórico de Campos participa da 7ª Primavera dos Museus, projeto desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Por isso, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima preparou uma programação especial dentro da temática proposta "Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira”. Exposições, palestras e apresentações culturais vão marcar o evento, que começa nesta terça-feira (23) e prossegue até quinta-feira (26) no Museu de Campos, localizado na Praça São Salvador.

Nesta terça-feira (24) a partir das 10h, acontece a abertura da exposição temporária que retrata o cotidiano das comunidades quilombolas de Campos, do fotógrafo Antônio Cruz. No mesmo dia, às 18h, no auditório do Museu, Antônio Cruz e o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos, curador da exposição, participam de um bate-papo sobre as histórias das comunidades da região serrana do município.

Na quarta-feira (25), às 18h, a historiadora Lana Lage vai falar sobre as pesquisas desenvolvidas com a população negra e quilombola, como a questão da formação dos quilombos na região.  Já na quinta-feira (28), a partir das 17h, os alunos do grupo de teatro “Ori”, ligado à Superintendência de Igualdade Racial, vão apresentar um espetáculo em homenagem ao campista, Wilson Batista, que foi considerado por Paulinho da Viola como o maior sambista de todos os tempos.

De acordo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, o projeto acontece sempre no início da primavera e, nos mesmos moldes da Semana Nacional de Museus, cujo propósito é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço em torno de um mesmo tema. “É a oportunidade para os campistas conhecerem um pouco mais sobre a população negra e quilombola da região, tendo em vista que temos comunidades remanescentes como Aleluia, Cambucá, Batatal e Conceição do Imbé”, explica.

Publicidade

Ururau

Ururau © Copyright 2008 - 2017
Criado em Novembro/2008 • Novo Site 01 de Janeiro/2013
Contato: (22)9988-24858 / (22)2722-2468
Contato Redação: ururau@ururau.com.br • Contato Comercial: comercial@ururau.com.br
Fale conosco, clique aqui!

Buscas

ByChucas.com